sexta-feira, 5 de março de 2010

Caligrafia

Como é mesmo doutor?




Quem nunca sofreu com uma receita médica ilegível levante a mão!

Tão comum quanto pegar um resfriado é se deparar com verdadeiros hierógrafos na hora de ir a farmácia comprar o remédio prescrito pelo médico. Quantas vezes não ficamos debatendo com os colegas mais experientes e com nossos chefes e farmacêuticos na difícil tarefa de desvendar se aquela letra é um R ou um P, um T ou um L, e no final, temos que recorrer a perguntar ao médico, que geralmente responde com arrogância e com ar de superioridade.

Recentemente a Vigilância Sanitária de Londrina (PR) multou três médicos por prescrever medicamentos e tratamentos em receitas com letras ilegíveis. Cada médico foi autuado em R$ 2.000.

Um dos farmacêuticos da cidade chegou a dizer que poderiam estar vendendo medicamento com dosagem diferente por não entender o que estava escrito. Num medicamento de tarja preta isso pode ser fatal, por isso, muito cuidado!

As multas aplicadas aos médicos foram baseadas em artigo de portaria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que diz que “notificação de receita deverá estar preenchida de forma legível”. Infelizmente, boa parte dos profissionais de saúde ignoram isso e quem saí perdendo é a população.

Um dos médicos autuados, que só atende pacientes na rede pública, afirmou, em justificativa informal à Vigilância Sanitária, que “a letra dele pode ser ilegível porque paciente do SUS não sabe ler”.

Agora reflitam comigo: que nome a gente dá para aquele que não sabe escrever algo legível a outro ser humano?

( . . . )

Acho que eu nem preciso responder…

CLEXANE

Indicações - Clexane (Enoxaparina sódica)



Profilaxia da TVP e recidivas; profilaxia do tromboembolismo1 pulmonar e prevenção da coagulação do circuito extracorpóreo durante hemodiálise2.




Modo de usar e cuidados de conservação depois de aberto



INSTRUÇÕES DE USO



Para administração do CLEXANE® (enoxaparina sódica) pela via subcutânea, deve-se seguir as instruções de uso mencionadas abaixo como técnica de injeção subcutânea, ignorando-se o item 2 da Posologia (Prevenção da coagulação do circuito extracorpóreo durante a hemodiálise - Administração por via intravenosa).





Técnica de injeção subcutânea:





1.Antes de administrar CLEXANE® (enoxaparina sódica), confira a embalagem com a prescrição do médico.







2.A seringa já está pronta para uso. Observe que existe uma pequena bolha de gás dentro da seringa. Este gás é inerte e não se deve retirar esta bolha de gás da seringa.





3.CLEXANE® (enoxaparina sódica) deverá ser administrado, de preferência, com o paciente deitado.





4.O local ideal para a injeção subcutânea é no tecido celular subcutâneo do abdômen (cintura), alternando-se, a cada aplicação, o lado direito com o esquerdo.





5.Deve-se proceder a limpeza do local da aplicação com algodão hidrófilo ou gaze embebidos em anti-séptico (álcool 70, por exemplo). A injeção subcutânea consiste na introdução da agulha verticalmente em todo o seu comprimento, na espessura de uma prega cutânea feita entre os dedos polegar e indicador.





6.Injetar lentamente o conteúdo da seringa.





7.Mantenha esta prega cutânea até o final da injeção.





8.Ao final, faça discreta compressão local sem massagear.

Depois de abertas, as seringas de CLEXANE® (enoxaparina sódica) devem ser utilizadas imediatamente. Se houver solução remanescente após o uso, descartá-la.














quinta-feira, 4 de março de 2010

Enfermagem -> A arte do cuidar!!

Ser enfermeiro é executar o trabalho conforme seu próprio e elevado conceito do que é certo e o melhor para o doente, não apenas para cumprir ordens, mas para sua própria satisfação.

(Nightingale, 1889)

terça-feira, 2 de março de 2010

Novos Pokémons!!!



Zorua




Tipo: Dark
Espécie: Raposa dark Pokémon
Peso: 12,5kg
Altura: 0,7m








Zoroark


Tipo: Dark
Espécie: Raposa Pokémon das ilusões
Peso: 81,1kg
Altura: 1,6m