sexta-feira, 27 de maio de 2011

Chocolate: o alimento ideal



Impressionante soma de qualidades: sabor apreciado por todos, enorme variedade de formas, grande valor nutritivo e energético, rápida metabolizaçao e ótima digistibilidade. Especialmente em barras, tabletes ou líquido, o chocolate é o alimento indicado para a merenda escolar e para as grandes coletividades (quartéis, hospitais, escolas, parques infantis, concentraçoes esportivas, etc.)


O chocolate é, sem dúvidas, o alimento melhor balanceado que existe, com uma bem equilibrada associaçao de cacau, leite e açúcar.

O chocolate é perfeito do ponto de vista do equilíbrio energético, isto é, a relaçao entre a ingestao dos alimentos e o dispendio de energia.
Quem quer se conservar ativo precisa de alimentos que reponham a energia queimada.
O equilibrio energetico adequado nao é simplesmente questao de quantidade, mas principalmente da espécie de alimento consumido, que deve conter as substâncias reclamadas pelo organismo: hidratos de carbono, gorduras, proteínas, sais minerais, vitaminas, etc. nas proporçoes corretas:
     - hidratos de carbono, entre 50 e 55%
     - proteínas, em torno de 12%
     - gorduras, em torno de 30%
     - sais minerais e vitaminas, entre 2 e 3%
Os carbohidratos provocam rápida reestruturaçao das energias. As gorduras proporcionam energia duradoura. A combinaçao de ambos com as proteínas e sais minerais resulta no alimento ideal: o chocolate.
O baixo índice de calorias em relaçao aos outros alimentos, também é muito importante: enquanto uma barra de chocolate de 30 gramas contém 155 calorias, uma batata doce pequena contém 314, e um pedaço de torta de passas, 437.


A teobromina existente no cacau oferece estímulos para o sistema neuromuscular, favorecendo as funçoes renais, cardíacas e aliviando o cansaço intelectual.



O organismo humano de qualquer idade e nas mais diversas situaçoes de saúde, absorve facilmente o chocolate que, pouco tempo após a ingestao está tranformado em energia

A digestao do chocolate se faz facilmente, graças as gorduras que entram em sua composiçao: 39% de ácidos graxos nao saturados, sendo 37% de ácido oléico e 2% de ácido inoléico, indispensável ao organismo.
A digestibilidade da manteiga de cacau, um dos componentes do chocolate, é excelente e seu coeficiente atinge 98%, segundo Pechnik, Borges e Guimaraes.
Quanto ao figado, testes biológicos realizados pelo Prof. Gounelle, apresentam absoluta normalidade após a ingestao de chocolate.


domingo, 1 de maio de 2011

Nintendo 3DS


Nintendo 3DS  é um console portátil produzido pela Nintendo. O console sucedeu o Nintendo DS, um console de sétima geração. O 3DS tem a capacidade de produzir imagens em três dimensões sem a necessidade de óculos especiais, e ainda compatibilidade com títulos dos antecessores Nintendo DS e DSi. O portátil tem um direcional analógico localizado acima do direcional digital e tela superior de 3,5 polegadas com resolução de 800x240 pixels em modo normal e 400x240 com o 3D ativado. O portátil também tem um acelerômetro e um giroscópio. Os detalhes foram revelados durante a Electronic Entertainment Expo de junho de 2010. Tanto no Brasil como em Portugal, foi o primeiro console da empresa a ser integralmente traduzido ao português local.

O Nintendo 3DS usa uma tela com tecnologia que permite ver imagens em 3D sem óculos, que envia duas imagens com ângulos ligeiramente diferentes para cada olho, causando um efeito chamado estereoscopia. Esse efeito ocorre quando enxergamos duas imagens idênticas ligeiramente deslocadas, porem em pontos estratégicos. Ao juntar essas duas imagens, o cérebro forma uma terceira imagem, a qual nos dará a sensação de tridimensionalidade. O efeito 3D gerado será de profundidade e de tridimensionalidade para fora da tela. O princípio do 3D do console da Nintendo está justamente na visão estereoscópica que ocorre com o efeito de paralaxe, que é uma forma de enganar o cérebro utilizando objetos de tamanhos diferentes e com velocidades diferentes para criar um aspecto de profundidade. O uso 3D do portátil não é recomendado para crianças menores de 7 anos por atrapalhar o desenvolvimento da retina, porém o uso da funcionalidade de controle dos pais permite o bloqueio do 3D. Além disso, o portátil conta com um controlador da intensidade de 3D, que permite aumentar ou diminuir o grau de efeito 3D até deixá-lo nulo, em 2D.

O console também possui um botão direcional deslizante que permite navegar, de forma confortável, para frente, trás, direita, esquerda e qualquer diagonal. Também inclui um acelerômetro que permite o controle através de movimentos e um giroscópio que permite detectar movimentos do portátil.

Apesar de parecer simples é bem complexa, por isso não é tão comum vermos tecnologias usando essa mesma ideia.


Avalon (teatro popular do Sesi)



Livremente Inspirada No Best-Seller “As Brumas de Avalon”

De: Marion Zimmer Bradley
Texto de: Cintia Alves

Elenco:
Personagens:
Sabrina Petraglia
Carol Leiderfarb
Ana Elisa
Renata Guida
Henrique Guimarães
Caio Paduan
Pedro Inoue
Kiko Pissolato
Greg Rehavia
Luiz Amorim
Ando Camargo
Martha Meola
Morgana
Igraine
Morgause
Guinevere
Lancelote
Arthur
Merlin
Uther
Gorlois
Padre
Lot
Criada Ettar

Lucélia Santos como Viviane, A Senhora do Lago.


Sinopse:
Guinevere casou com Artur por determinação do pai, mas era apaixonada por Lancelote. Ela não conseguiu dar ao marido um filho e herdeiro, o que gerou sérias conseqüências políticas para o reino de Camelot. Sua dedicação ao cristianismo acabou colocando Artur, e com ele toda a Grã- Bretanha, sob a influência de padres cristãos, apesar de seu juramento de respeitar a velha tradição de Avalon. Além de Igraine, mãe de Arthur, e de Viviane, a Senhora do Lago, grande sacerdotisa de Avalon, uma outra mulher é fundamental na trama: Morgana, a irmã de Artur. A obra trata, acima de tudo, da luta aguerrida e da determinação destas mulheres em defesa da tradição e das crenças de Avalon, representada por Morgana e Viviane, em contraposição à ferrenha crença cristã de Guinevere. Ao acompanhar a evolução do antagonismo de Guinevere e de Morgana, assim como dos numerosos personagens que as cercam, é possível acompanhar também o destino das terras que mais tarde seriam conhecidas como Grã-Bretanha.



Temporada: 
09 de abril a 26 de junho 2011 – Sábados e Domingos, às 16h.
Teatro do SESI – São Paulo – Avenida Paulista, 1313 – Metrô Trianon-Masp

Ficha Técnica:

Idealização:
Dramaturgia:
Direção: 
Assistente de Direção: 
Direção Musical: 
Luz:
Cenografia: 
Figurino:
Visagismo: 
Movimento Cênico e Coreografias: 
Designer de Projeções: 
Preparação Vocal: 
Fx Designer: 
Preparação de Lutas: 
Engenheiro de Som: 
Costura: 
Texto do Programa Educativo: 
Cenógrafa Assistente: 
Estagiários de Cenografia: 
Cenotécnico:
Assistente de Cenotecnia: 
Assistente de iluminação: 
Comunicação Institucional: 
Produção Executiva: 

Secretária:
Fotos: 
Fotos Lucélia Santos: 
Programação Visual: 
Direção de Produção:
Lucélia Santos 
Cíntia Alves e Lucélia Santos
 
Karen Acioly
 
Lara Córdula
 
Leandro Braga
 
Guilherme Bonfanti
 
J.C. Serroni
 
Maira Knox
 
Emi Sato
 
Vivien Buckup
 
Leonardo Haar
 
Edi Montecchi
 
Andrea de Paula
 
Nicolas Trevijano
 
Carlos Rocha
 
Bene Calistro – Usina de figurinos / João
 
Vem Ser II – Jogos Cooperativos
 
Carmem Guerra
 
Hugo Cabral, Érika Neves e Verônica Sayuri
 
José Alves da Hora
 
Paulo Ricardo Rodrigues
 
Charly Ho
 
Carlos Ferraz
 
Letícia Reis, Philipe Carneiro e Rony Killinger
 
Isabel Perez
 
Caio Gallucci
 
Marcelo Faustini
 
Maíra Knox
 
Eduardo Figueiredo e Maurício Machado

Produção Geral / Empresas Associadas: 
Nkock Produções Artísticas
Manhas & Manias de Eventos




Serviço: 

Entrada: Franca. A distribuição dos ingressos tem início a partir da abertura da bilheteria no mesmo dia do evento. 
Horário de Funcionamento da Bilheteria: quarta-feira, das 12h às 20h; de quinta-feira a sábado, das 12h às 20h30, e domingo, das 11h às 20h. 
Informações: (11) 3146-7405 / 7406 
Sessões Exclusivas Para Escolas: quintas-feiras e sextas-feiras, às 11h. 
Agendamento Escolar: de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 17h, pelo telefone (11) 3146-7439. 
Agendamentos de Indústrias: sessões aos sábados e domingos. Reservas de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 17h, pelo telefone (11) 3146-7396. 
Informações Para Imprensa: Contato: manhas & manias (55 11) 3885-5056.


Dois anos longe dos palcos, a atriz Lucélia Santos volta à cena com a peça Avalon, dirigida por Karen Acioly, inspirada na saga do Rei Arthur. O espetáculo aborda as histórias e personagens femininos da lenda arturiana. Livremente inspirada em As Brumas de Avalon, obra da escritora estadunidense Marion Zimmer Bradley, a montagem apresenta a lenda arturiana a partir da perspectiva feminina. Quem protagoniza a história, nesta versão, são as Mulheres. O espetáculo evoca uma Bretanha que é ao mesmo tempo real e lendária – desde as suas desesperadas guerras pela sobrevivência contra a invasão saxônica até as tragédias que acompanham Artur até a sua morte e o fim da influência mítica por ele representada, através da sua espada “Excalibur”. A sobreposição de imagens, reforçam os momentos marcantes da trajetória do Rei Arthur. Com: Lucélia Santos, Ando Camargo, Ana Elisa, Caio Paduan, Carol Leiderfarb, Greg Rehavia, Henrique Guimarães, Kiko Pissolato, Luiz Amorim, Martha Meola, Pedro Inoue, Renata Guida e Sabrina Petraglia.